Pular para o conteúdo principal

Processo de devolução de artefatos históricos aos seus países de origem

Imagem: Manto Tupinambá do século XVI, que está no Museu Nacional da Dinamarca. 
Foto: Reprodução Exposição Os Primeiros Brasileiros/Museu Nacional (UFRJ). 
Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2023/06/28/rarissimo-manto-tupinamba-que-esta-na-dinamarca-sera-devolvido-ao-brasil-peca-vai-ficar-no-museu-nacional.ghtml. Acesso em: 14 abr 2024.




Nos últimos anos, muitos países tem realizado acordos entre si para a devolução de peças raras que fazem parte da história e origem de determinado lugar. No ano de 2023, se veiculou em grandes redes de imprensa a informação de que a Dinamarca estava em tratativas com o Brasil para a devolução de um manto Tupinambá levado do pais por volta do ano de 1699. Desde então o manto Tupinambá se encontrava em um museu em Copenhague, na Dinamarca.

O manto é feito de penas vermelhas de Guará, uma ave pelecaniforme da família Threskiornithidaecosturadas em uma malha por meio de técnicas ancestrais do povo Tupinambá.

O manto Tupinambá que está para vir ao Brasil é o exemplar mais preservado dos mantos conhecidos que existem. No mundo existem outros 10 mantos Tupinambá, e todos estão atualmente guardados em museus de países europeus.

Diante do contexto exposto acima a respeito da recuperação de artefatos importantes que ajudam o país a reconstituir a sua história, qual a importância desses movimentos, e o que influencia os países a realizarem a devolução de artefatos históricos? Veremos a seguir.




Texto acima: Mateus de Souza Cordeiro





1- Por qual motivo alguns países estariam dispostos a devolver artefatos históricos a seus países de origem?

Graças a globalização, os olhos do mundo estão cada vez mais voltados ás questões sociais no globo. Tal pressão internacional corroborou em muito para o processo de devolução dos artefatos, a medida que este é utilizado pelos países detentores destes objetos a fim de melhorar a sua própria imagem internacionalmente enquanto tentam realizar uma espécie de reparação ou retratação histórica perante os danos causados pela dinâmica colonial.


2- Qual a importância da devolução dos artefatos históricos para os países que tiveram seus objetos saqueados?

Para mais que o valor econômico e artístico agregado, as obras possuem grande importância histórica e cultural para os seus países de origem. Tais obras trazem em seu cerne, a trajetória, os costumes e as relações que compõe a identidade de todo um grupo. Nesse cenário, a devolução atuaria como um resgate dessa identidade e proporcionaria um diálogo deste com o próprio passado.





Trabalho realizado por Aline Ambrósio, João Paulo Martins Nogueira, Marcelo Louback, Mateus de Souza Cordeiro e Orlando Martins para a matéria de História Antiga, do 1º ano do curso de licenciatura em história da Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, ministrada pelo Profº Drº Lucas Alves da Silva.


Comentários

MAIS ACESSADA

Infográfico: Getúlio Salerno

Todas as informações disponibilizadas neste infográfico possuem fonte, como está descrita acima, e fazem parte de um trabalho universitário realizado pelo discente Mateus de Souza Cordeiro da matéria História e Divulgação Científica guiada pelo Prof Dr Marcos Meinerz.

Carlo Acutis: O Santo da Internet que Tocou o Mundo com a Fé e a Tecnologia

      Imagem: Carlo Acutis sobre o Monte Subásio       Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2024-07/domenico-sorrentino-assis-prepara-canonizacao-carlos-acutis.html    Quem foi Carlo Acutis? Carlo Acutis foi um adolescente italiano que viveu uma vida comum, mas com um amor extraordinário por Deus. Nascido em 1991 e falecido em 2006, Carlo ficou conhecido mundialmente como o “padroeiro da internet” e foi beatificado em 2020, tornando-se o primeiro millennial a ser reconhecido oficialmente pela Igreja como um bem-aventurado.    Infância: Um coração voltado para o Céu     Imagem: Carlo Acutis criança;     Disponível em: https://carloacutis.com/pt/association/la-linea-del-tempo-di-carlo Carlo nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, mas cresceu em Milão, na Itália. Desde pequeno, demonstrava uma espiritualidade incomum: gostava de visitar igrejas, rezava o terço diariamente e frequentav...

Burnout: sintomas e ações

 As doenças ocupacionais são uma realidade e estão presentes nas empresas. Um ambiente estressante gera consequências que podem ser irreversíveis na vida de um colaborador, por isso é de suma importância que os líderes e gestores estejam atentos ao bem-estar de seus colaboradores. O estresse ocupacional é uma realidade em muitas empresas, além disso, é uma preocupação no ambiente de trabalho pelo mundo. É considerado como um dos riscos mais sérios ao bem-estar psicossocial do indivíduo. Além de ser um problema que causa transtornos ao profissional, causa também malefícios à empresa, uma vez que, para o desenvolvimento da empresa é preciso ter colaboradores saudáveis, elevando a empresa a níveis competitivos. É importante ressaltar que uma situação pode ser considerada como estressante para uma pessoa e para outra não, isso depende da capacidade de cada uma de lidar com situações pressão, desafios e conflitos. O Burnout, por exemplo, está relacionado à absenteísmo, queda de produtiv...