Pular para o conteúdo principal

Processo de devolução de artefatos históricos aos seus países de origem

Imagem: Manto Tupinambá do século XVI, que está no Museu Nacional da Dinamarca. 
Foto: Reprodução Exposição Os Primeiros Brasileiros/Museu Nacional (UFRJ). 
Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2023/06/28/rarissimo-manto-tupinamba-que-esta-na-dinamarca-sera-devolvido-ao-brasil-peca-vai-ficar-no-museu-nacional.ghtml. Acesso em: 14 abr 2024.




Nos últimos anos, muitos países tem realizado acordos entre si para a devolução de peças raras que fazem parte da história e origem de determinado lugar. No ano de 2023, se veiculou em grandes redes de imprensa a informação de que a Dinamarca estava em tratativas com o Brasil para a devolução de um manto Tupinambá levado do pais por volta do ano de 1699. Desde então o manto Tupinambá se encontrava em um museu em Copenhague, na Dinamarca.

O manto é feito de penas vermelhas de Guará, uma ave pelecaniforme da família Threskiornithidaecosturadas em uma malha por meio de técnicas ancestrais do povo Tupinambá.

O manto Tupinambá que está para vir ao Brasil é o exemplar mais preservado dos mantos conhecidos que existem. No mundo existem outros 10 mantos Tupinambá, e todos estão atualmente guardados em museus de países europeus.

Diante do contexto exposto acima a respeito da recuperação de artefatos importantes que ajudam o país a reconstituir a sua história, qual a importância desses movimentos, e o que influencia os países a realizarem a devolução de artefatos históricos? Veremos a seguir.




Texto acima: Mateus de Souza Cordeiro





1- Por qual motivo alguns países estariam dispostos a devolver artefatos históricos a seus países de origem?

Graças a globalização, os olhos do mundo estão cada vez mais voltados ás questões sociais no globo. Tal pressão internacional corroborou em muito para o processo de devolução dos artefatos, a medida que este é utilizado pelos países detentores destes objetos a fim de melhorar a sua própria imagem internacionalmente enquanto tentam realizar uma espécie de reparação ou retratação histórica perante os danos causados pela dinâmica colonial.


2- Qual a importância da devolução dos artefatos históricos para os países que tiveram seus objetos saqueados?

Para mais que o valor econômico e artístico agregado, as obras possuem grande importância histórica e cultural para os seus países de origem. Tais obras trazem em seu cerne, a trajetória, os costumes e as relações que compõe a identidade de todo um grupo. Nesse cenário, a devolução atuaria como um resgate dessa identidade e proporcionaria um diálogo deste com o próprio passado.





Trabalho realizado por Aline Ambrósio, João Paulo Martins Nogueira, Marcelo Louback, Mateus de Souza Cordeiro e Orlando Martins para a matéria de História Antiga, do 1º ano do curso de licenciatura em história da Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, ministrada pelo Profº Drº Lucas Alves da Silva.


Comentários

MAIS ACESSADA

Vigotsky e as funções psicológicas rudimentares

  Para Vigotsky (1896-1934), o ser humano nasce com funções psicológicas rudimentares (básicas), que estão definidas biologicamente. Elas são típicas dos dois primeiros anos de vida, etapa em que age de modo instintivo e vão sendo superadas a partir do momento em que a criança domina a fala.   RIBEIRO, E. W. et al. Produção de Conhecimento Científico, Tecnológico e Disruptivo. Maringá: UniCesumar, 2023. (p.17) Tendo em vista a passagem de texto apresentada e considerando os estudos de Vigotsky, leia o seu material e responda: como se dá o desenvolvimento das funções psicológicas superiores no ser humano e qual é a importância da interação social nesse processo? Vigotsky afirma que a interação social e a internalização de ferramentas culturais levam ao desenvolvimento de funções psicológicas superiores. Por meio da interação com adultos e colegas mais fortes durante a infância, as crianças adquirem habilidades cognitivas mais avançadas, como atenção voluntária, memória de trab...

Formas consensuais de resolução de conflitos

O que é um conflito? No meio jurídico, um conflito é uma situação de discordância ou disputa entre duas ou mais partes que envolve interesses, direitos ou obrigações. Esses conflitos podem surgir em diversas áreas, como contratos, propriedade, família, trabalho, entre outras. Os conflitos jurídicos podem ser classificados em: 1. Conflitos de interesses: Quando as partes têm objetivos ou desejos que se opõem. 2. Conflitos de direitos: Envolvem a alegação de direitos legais que uma parte reivindica em relação à outra. A resolução desses conflitos pode ocorrer através de diversos métodos, como os que serão mencionados adiante, que buscam restaurar a ordem e garantir que os direitos de todas as partes sejam respeitados. Existem formas fáceis de resolver? Sim, existem várias formas simples e eficazes de resolver conflitos fora da esfera judicial. Aqui estão algumas: Negociação Direta, Mediação, Conciliação, Diálogo Aberto, Compromisso, Uso de Técnicas de Comunicação Não Violenta (CNV), Grup...

Compliance e sua aplicação

 PROBLEMATIZAÇÃO: A empresa fictícia "Roupas da Moda Ltda." possui 50 funcionários e recentemente enfrentou diversas condenações trabalhistas por danos morais devido a casos de assédio moral e sexual. Analisando as ações trabalhistas (alegações iniciais, provas produzidas e sentenças), foi identificado que as condutas de assédio não se tratam de atos isolados, revelando, em verdade uma cultura estrutural de assédio. A empresa está determinada a eliminar/reduzir esses passivos e desenvolver uma cultura de respeito e integridade no ambiente de trabalho. PROPOSTA DE ATIVIDADE: Elabore e escreva uma Política de Compliance de Combate ao AssédioMoral e Sexual para a empresa Roupas da Moda Ltda seguindo asdiretrizes abaixo: 1. Introdução: Escreva um breve parágrafo sobre a importância da política de compliance e os objetivos principais. 2. Regras de Conduta: Defina claramente o que é assédio moral e sexual. Inclua pelo menos três exemplos de comportamentos inaceitáveis, para cada mo...