Para Vigotsky (1896-1934), o ser humano nasce com funções psicológicas rudimentares (básicas), que estão definidas biologicamente. Elas são típicas dos dois primeiros anos de vida, etapa em que age de modo instintivo e vão sendo superadas a partir do momento em que a criança domina a fala.
RIBEIRO, E. W. et al. Produção de Conhecimento Científico, Tecnológico e Disruptivo. Maringá: UniCesumar, 2023. (p.17)
Tendo em vista a passagem de texto apresentada e considerando os estudos de Vigotsky, leia o seu material e responda: como se dá o desenvolvimento das funções psicológicas superiores no ser humano e qual é a importância da interação social nesse processo?
Vigotsky afirma que a interação social e a internalização de ferramentas culturais levam ao desenvolvimento de funções psicológicas superiores. Por meio da interação com adultos e colegas mais fortes durante a infância, as crianças adquirem habilidades cognitivas mais avançadas, como atenção voluntária, memória de trabalho e resolução de problemas. Instrumentos culturais como ferramentas, sistemas simbólicos e linguagem mediam essas funções, que são internalizados e integram o funcionamento mental da criança. A interação social desempenha um papel crucial nesse processo, pois é por meio dela que a criança adquire as habilidades e conhecimentos necessários para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. A criança pode internalizar ideias, métodos e pensamentos que não seriam possíveis apenas por meio de esforços individuais por meio da interação com pessoas mais experientes. Assim, a interação social fornece o ambiente e os estímulos necessários para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança, permitindo o desenvolvimento de funções psicológicas superiores. Assim se dá o desenvolvimento das funções psicológicas superiores no ser humano e suas importâncias.
Trabalho realizado por Mateus de Souza Cordeiro para o curso de Serviços Jurídicos e Notariais para a instituição Unicesumar. (2024). Matéria: PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E DISRUPÇÃO.
Comentários
Postar um comentário