Pular para o conteúdo principal

Vigotsky e as funções psicológicas rudimentares

 Para Vigotsky (1896-1934), o ser humano nasce com funções psicológicas rudimentares (básicas), que estão definidas biologicamente. Elas são típicas dos dois primeiros anos de vida, etapa em que age de modo instintivo e vão sendo superadas a partir do momento em que a criança domina a fala.

 RIBEIRO, E. W. et al. Produção de Conhecimento Científico, Tecnológico e Disruptivo. Maringá: UniCesumar, 2023. (p.17)


Tendo em vista a passagem de texto apresentada e considerando os estudos de Vigotsky, leia o seu material e responda: como se dá o desenvolvimento das funções psicológicas superiores no ser humano e qual é a importância da interação social nesse processo?



Vigotsky afirma que a interação social e a internalização de ferramentas culturais levam ao desenvolvimento de funções psicológicas superiores. Por meio da interação com adultos e colegas mais fortes durante a infância, as crianças adquirem habilidades cognitivas mais avançadas, como atenção voluntária, memória de trabalho e resolução de problemas. Instrumentos culturais como ferramentas, sistemas simbólicos e linguagem mediam essas funções, que são internalizados e integram o funcionamento mental da criança. A interação social desempenha um papel crucial nesse processo, pois é por meio dela que a criança adquire as habilidades e conhecimentos necessários para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. A criança pode internalizar ideias, métodos e pensamentos que não seriam possíveis apenas por meio de esforços individuais por meio da interação com pessoas mais experientes. Assim, a interação social fornece o ambiente e os estímulos necessários para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança, permitindo o desenvolvimento de funções psicológicas superiores. Assim se dá o desenvolvimento das funções psicológicas superiores no ser humano e suas importâncias.



Trabalho realizado por Mateus de Souza Cordeiro para o curso de Serviços Jurídicos e Notariais para a instituição Unicesumar. (2024). Matéria: PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E  DISRUPÇÃO.


Comentários

MAIS ACESSADA

Carlo Acutis: O Santo da Internet que Tocou o Mundo com a Fé e a Tecnologia

      Imagem: Carlo Acutis sobre o Monte Subásio       Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2024-07/domenico-sorrentino-assis-prepara-canonizacao-carlos-acutis.html    Quem foi Carlo Acutis? Carlo Acutis foi um adolescente italiano que viveu uma vida comum, mas com um amor extraordinário por Deus. Nascido em 1991 e falecido em 2006, Carlo ficou conhecido mundialmente como o “padroeiro da internet” e foi beatificado em 2020, tornando-se o primeiro millennial a ser reconhecido oficialmente pela Igreja como um bem-aventurado.    Infância: Um coração voltado para o Céu     Imagem: Carlo Acutis criança;     Disponível em: https://carloacutis.com/pt/association/la-linea-del-tempo-di-carlo Carlo nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, mas cresceu em Milão, na Itália. Desde pequeno, demonstrava uma espiritualidade incomum: gostava de visitar igrejas, rezava o terço diariamente e frequentav...

Infográfico: Getúlio Salerno

Todas as informações disponibilizadas neste infográfico possuem fonte, como está descrita acima, e fazem parte de um trabalho universitário realizado pelo discente Mateus de Souza Cordeiro da matéria História e Divulgação Científica guiada pelo Prof Dr Marcos Meinerz.

Leonidas Cordeiro, o primeiro professor de Santa Maria do Oeste, no Paraná

Imagem: Professor Leonidas Cordeiro, o primeiro a esquerda, junto de seus alunos. Fonte: Acervo pessoal da Família Cordeiro Nasceu em São José dos Pinhais, a época municipio de Curitiba - Paraná, no dia 06 de fevereiro de 1899. Filho de João Cordeiro e Catharina Cordeiro, ambos naturais do Paraná. Por volta do ano de 1929, mudou-se para a região de Pitanga - Paraná, onde aos 30 anos casou-se com a jovem Rosalina Morais, de apenas 15 anos. Rosalina era filha de Antonio Morais da Silva e de virgilia Maria de Morais, sendo esta, filha de Ignácio Martins, e irmã de Virgilio Martins de Morais, ambos pioneiros da cidade de Santa Maria do Oeste - Paraná. Do matrimônio de Leonidas e Rosalina nasceram os filhos: Lourdes, Diomar, João Maria, Ledi Terezinha, Antônio, Leonidas Filho, Nelson e Vilson.    Em 1937, em Santa Maria do Oeste (na época assim como Pitanga, eram subordinadas e dependiam de Guarapuava para obter recursos) já haviam inúmeras crianças que dependia de escola par...