Pular para o conteúdo principal

Leonidas Cordeiro, o primeiro professor de Santa Maria do Oeste, no Paraná



Imagem: Professor Leonidas Cordeiro, o primeiro a esquerda, junto de seus alunos.
Fonte: Acervo pessoal da Família Cordeiro


Nasceu em São José dos Pinhais, a época municipio de Curitiba - Paraná, no dia 06 de fevereiro de 1899. Filho de João Cordeiro e Catharina Cordeiro, ambos naturais do Paraná. Por volta do ano de 1929, mudou-se para a região de Pitanga - Paraná, onde aos 30 anos casou-se com a jovem Rosalina Morais, de apenas 15 anos. Rosalina era filha de Antonio Morais da Silva e de virgilia Maria de Morais, sendo esta, filha de Ignácio Martins, e irmã de Virgilio Martins de Morais, ambos pioneiros da cidade de Santa Maria do Oeste - Paraná. Do matrimônio de Leonidas e Rosalina nasceram os filhos: Lourdes, Diomar, João Maria, Ledi Terezinha, Antônio, Leonidas Filho, Nelson e Vilson.  

 Em 1937, em Santa Maria do Oeste (na época assim como Pitanga, eram subordinadas e dependiam de Guarapuava para obter recursos) já haviam inúmeras crianças que dependia de escola para se alfabetizar. Era muito dificil conseguir um professor que se sujeita-se a lecionar e residir no distrito, que era sem recursos e as condições de transporte deficitário.

 Os moradores de Santa Maria haviam notado a cultura e inteligência do Sr Leonidas, o qual tinha o curso primário completo, e o contrataram para lecionar aulas particulares aos seus filhos. Foi cedido ao Sr Leonidas um galpão e uma casa de madeira aos fundos para que ele pudesse residir e lecionar. Sendo assim, o Sr Leonidas Cordeiro se tornou pioneiro de Santa Maria do Oeste e da região por ser o primeiro professor a lecionar.

 Entre os anos de 1939 e 1940 Leonidas e sua familia foram embora da região de Santa Maria. Por volta de 1956, faleceu ainda muito jovem a Sra Rosalina, esposa de Leonidas. Ela foi sepultada na cidade de Santos Reis, Paraná. Indo para onde é Altamira do Paraná - Paraná, o Sr Leonidas por lá também lecionou e é considerado um dos pioneiro da cidade, onde até uma rua leva seu nome. 


Imagem: Lei Municipal Nº 642/2020 da Prefeitura Municipal de Altamira do Paraná-PR. Site da Prefeitura Municipal de Altamira do Paraná - PR. Disponível em: prefeitura municipal de santa maria do oeste-pr http://www.camarasantamariadooeste.pr.gov.br/uploads/legislacao/lei_328_2011.pdf. Acesso em: 05 set. 2023.




Por um tempo, nessa cidade morou com um de seus filhos, o Sr Nelson Cordeiro e sua esposa a Sra Raimunda de Paiva, filha de Cornélio Martins de Paiva e Ana Araújo de Carvalho, ambos naturais de Abre Campo - Minas Gerais. A Sra Raimunda, anterior a chegada de Leonidas, quando ainda era solteira, também lecionou aulas na cidade de Altamira do Paraná - Paraná. 

 Anos mais tarde, o Sr Leonidas já com idade avançada veio a sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Por algum tempo foi cuidado por seu filho Vilson Cordeiro. Tempo depois, foi morar com outro filho, o Sr João Maria Cordeiro em Campina da Lagoa - Paraná. Por volta do ano de 1968 (com aproximadamente 69 anos), faleceu e foi sepultado na cidade de Campina da Lagoa - Paraná.


LEONIDES, LEONIDAS OU LEONILDES?


 Em busca de fontes para servir de base para reconstituir a história do Sr Leonidas Cordeiro, a familia encontrou alguns erros na escrita do nome deste pioneiro. Ao encontrar relatos sobre o professor se percebeu seu nome escrito em diversas fontes como Leonides e até mesmo Leonildes Cordeiro. Pesquisando e tentando descobrir onde estaria o erro, a familia chegou a seguinte conclusão: a primeira delas, é que quando houveram estudos e pesquisas a respeito dos pioneiros da cidade de Santa Maria do Oeste - Paraná, não se atentaram ao entrevistar antigos moradores, e ao ouvir determinado morador informar que havia um primeiro professor na região chamado "Seu Leonirdes Cordeiro", com o "r" bem arrastado, registraram o nome "Leonildes Cordeiro", e não o correto que é Leonidas Cordeiro. Temos relatos até dos mais velhos, como filhos e netos do professor, onde o chamavam pessoalmente de pai e vô Leonides. Por esses motivos seu nome passou para a história de forma errada. Para comprovar o nome correto, existem diversos documentos guardados pela familia, como certidões de nascimento, casamento, documentos dos filhos, e até mesmo o projeto de lei de Nº 014/2020 da Câmara Municipal de Altamira do Paraná-Pr e a lei Nº 642/2020 da prefeitura Municipal de Altamira do Paraná - Paraná onde denominam uma rua com o nome de Leonidas Cordeiro em homenagem ao professor, por ele ter lecionado aulas no municipio. 


Mapa da cidade de Altamira do Paraná, com foco
na rua Leonidas Cordeiro. Fonte: Google Maps.

 Parte das informações a respeito da vida e obra do Sr Leonidas Cordeiro foram descobertas através de pesquisas da historiadora Maria Salete da Silva, moradora de Santa Maria do Oeste, Paraná, e do Sr Mateus de Souza Cordeiro, bisneto do Sr Leonidas Cordeiro, e morador de Campo Mourão, no Paraná, onde estuda licenciatura em história na Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR.


FONTES BIBLIOGRÁFICAS 

SCHREINER, Amilton. Um Pingo do Meu Paraná, História de Santa Maria do Oeste. Impresset. Guarapuava. 2010.

GUIMARÃES, Osíris. Passos e Passagens do Passado, Santa Maria do Oeste-PR. Gráfica Avenida. Pitanga. 2016.

FERREIRA, João Carlos Vicente. O Paraná e seus municípios. Editora Memória Brasileira, 1996. Maringá, PR. Pág 610 e 611.

Pitanga (PR). Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Pitanga, Paraná. Certidão de Nascimento Inteiro Teor de Nelson Cordeiro. Registro em: 15/12/1939.

Pitanga (PR). Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Pitanga, Paraná. Certidão de Casamento Inteiro Teor de Leonidas Cordeiro e Rozalina Moraes Cordeiro. Registro em: 31/07/1929.

História de Santa Maria do Oeste. Wikipedia. Disponível em: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Santa_Maria_do_Oeste. Acesso em: 05 set. 2023.

História Santa Maria do Oeste PR. Ache Tudo e Região. Disponível em: https://www.achetudoeregiao.com.br/pr/santa_maria_do_oeste/historia.htm. Acesso em 05 set. 2023

Santa Maria do Oeste - PR, Parabéns pelos 33 anos. Grifon. Disponível em: https://www.grifon.com.br/noticias/santa-maria-do-oeste---pr-123013?utm_source=11%20de%20Julho%20de%202022&utm_medium=Email&utm_campaign=Newsletter&utm_content=Cidade%20Aniversariante. Acesso em: 05 set. 2023.

Santa Maria do Oeste. Site do IBGE. Disponível em: Paraná | Santa Maria do Oeste | História & Fotos - IBGE - Cidades https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/santa-maria-do-oeste/historico. Acesso em: 05 set. 2023.

Lei Municipal Nº 642/2020 da Prefeitura Municipal de Altamira do Paraná-PR. Site da Prefeitura Municipal de Altamira do Paraná - PR. Disponível em: prefeitura municipal de santa maria do oeste-pr http://www.camarasantamariadooeste.pr.gov.br/uploads/legislacao/lei_328_2011.pdf. Acesso em: 05 set. 2023.

Lei Municipal Nº 328/2011 - Plano Municipal de Educação do Município de Santa Maria do Oeste - PR. Site da Prefeitura Municipal de Santa Maria do Oeste - PR. Súmula - Câmara Municipal de Altamira do Paraná https://www.camaraaltamira.pr.gov.br/documentos/legislacao/955.pdf. Acesso em: 05 set. 2023.




Comentários

MAIS ACESSADA

Carlo Acutis: O Santo da Internet que Tocou o Mundo com a Fé e a Tecnologia

      Imagem: Carlo Acutis sobre o Monte Subásio       Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2024-07/domenico-sorrentino-assis-prepara-canonizacao-carlos-acutis.html    Quem foi Carlo Acutis? Carlo Acutis foi um adolescente italiano que viveu uma vida comum, mas com um amor extraordinário por Deus. Nascido em 1991 e falecido em 2006, Carlo ficou conhecido mundialmente como o “padroeiro da internet” e foi beatificado em 2020, tornando-se o primeiro millennial a ser reconhecido oficialmente pela Igreja como um bem-aventurado.    Infância: Um coração voltado para o Céu     Imagem: Carlo Acutis criança;     Disponível em: https://carloacutis.com/pt/association/la-linea-del-tempo-di-carlo Carlo nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, mas cresceu em Milão, na Itália. Desde pequeno, demonstrava uma espiritualidade incomum: gostava de visitar igrejas, rezava o terço diariamente e frequentav...

Infográfico: Getúlio Salerno

Todas as informações disponibilizadas neste infográfico possuem fonte, como está descrita acima, e fazem parte de um trabalho universitário realizado pelo discente Mateus de Souza Cordeiro da matéria História e Divulgação Científica guiada pelo Prof Dr Marcos Meinerz.