Pular para o conteúdo principal

Análise do texto de Mircea Eliade do livro "Tratado da História das Religiões" sobre a morfologia e função dos mitos, e análise da entrevista de Joseph Campbell sobre os mitos




1 – Qual a importância dos mitos para a construção da historiografia sobre a História Antiga?

Os antepassados tinham sua forma de viver e de ver o mundo, e tudo que acontecia. A partir dos mitos podemos analisar a visão de mundo de cada povo antigo. O mito forma a identidade de um povo, mas para sua forma de compreender a si mesmo e o mundo a sua volta. Os mitos explicam e nos ajudam a entender a forma em que os povos viviam e como pensavam. Nos ajuda a entender sua cultura e religião.



2 – De acordo com o texto de Mircea Eliade – “Tratado de História das Religiões - Morfologia e função dos Mitos” -, como os mitos são relembrados e se relacionam com o tempo profano?

Qualquer que seja a origem, o mito é sempre precedente (anterior, antigo) e um exemplo em  relação as ações (sagradas ou profanas) do homem, e também em relação a sua própria condição. Quando se fala que o mito é sempre precedente, o autor diz que os povos antigos pensavam e acreditavam que se antes os deuses fizeram algo, eles podiam e deviam fazer também. "Assim fizeram os deuses, assim fazem os homens". Todo mito, independente de sua origem, traz um acontecimento e constituem um precedente para todas as ações e situações que se repetiram. Todo ritual ou ação repetem um arquétipo mítico. A repetição implica na abolição do tempo profano e a projeção do homem num tempo mágico-religioso. Aquele que realiza um rito transcende o tempo e o espaço profano.



3 – Com base na entrevista de Joseph Campbell sobre o poder do mito (https://www.youtube.com/watch?v=TIMZkR7dy7s), aponte quais são as sequências típicas/estruturas que costumam se repetir nos mitos?

A entrevista é realizada por Bill Moyers ao Senhor Joseph Campbell a respeito dos mitos e seu poder. Campbell começa a entrevista falando sobre o título de seu livro O Herói de Mil Faces. Diz que há uma sequência típica e comum entre as diversas histórias dos povos descritos nos mitos, que acontece e sempre acontecia. Diz que nos mitos existe o personagem que é o herói e que durante os acontecimentos vividos na história realizou algo extraordinário. Esse algo extraordinário pode ser uma proeza de uma ação física, como por exemplo, dar a sua vida para salvar outra; e uma ação espiritual, onde o herói abandona sua condição, encontra a fonte da vida, e chega a uma condição diferente.
 Nos mitos há vários tipos de heróis. O que se torna, a partir de experiências ou situações vividas, e de repente se encontra no meio de uma aventura, como podemos analisar nos mitos celtas. Existe o herói que resolve de maneira responsável e intencional realizar determinada proeza. Por exemplo, Telêmaco, filho de Ulisses, que é chamado para ir ao encontro de seu pai. Ele faz isto intencionalmente. Há também a situação que o personagem é obrigado a viver uma situação, e a partir disto se torna um herói, por exemplo, quando o jovem é convocado para se alistar no exército. 
 O objetivo moral do heroísmo é salvar o povo. O herói se sacrifica por algo. Campbell também comenta a respeito dos mitos onde o herói rouba o fogo e o entrega para a humanidade. Esta ideia faz parte dos mitos de vários povos antigos. 
 As histórias dos heróis variam de uma cultura para outra, e de qual tempo está sendo vivido, e qual o período da história. O herói evolui a medida que a cultura também evolui. 
 Campbell comenta que o ato heroico é caracterizado pela partida, realização e regresso. Em diversas culturas e religiões podemos perceber que mesmo diferentes, determinados personagens andam muito próximos e tem características semelhantes, como por exemplo Buda e Jesus Cristo, onde toda a trajetória, e até mesmo o caráter de seus apóstolos e monges eram semelhantes. Em toda a trajetória dos dois são realizadas as mesmas proezas.
 Todos os mitos tratam da perca do Herói para que ele possa ajudar ao seu povo. É algo que envolve uma grande transformação da consciência, e os mitos tratam disso. Hoje você pensa de uma forma, e amanhã de outra, e a consciência se transforma pelas provas que o herói tem que passar. Provas e revelações.
 Podemos perceber que o mito é o limite, e a conexão entre aquilo que pode ser conhecido e o que nunca poderá ser descoberto pois é um mistério. Ninguém sabe a fonte da vida. É importante viver a vida e conhecer pouco a pouco de seus mistérios.



Comentários

MAIS ACESSADA

Vigotsky e as funções psicológicas rudimentares

  Para Vigotsky (1896-1934), o ser humano nasce com funções psicológicas rudimentares (básicas), que estão definidas biologicamente. Elas são típicas dos dois primeiros anos de vida, etapa em que age de modo instintivo e vão sendo superadas a partir do momento em que a criança domina a fala.   RIBEIRO, E. W. et al. Produção de Conhecimento Científico, Tecnológico e Disruptivo. Maringá: UniCesumar, 2023. (p.17) Tendo em vista a passagem de texto apresentada e considerando os estudos de Vigotsky, leia o seu material e responda: como se dá o desenvolvimento das funções psicológicas superiores no ser humano e qual é a importância da interação social nesse processo? Vigotsky afirma que a interação social e a internalização de ferramentas culturais levam ao desenvolvimento de funções psicológicas superiores. Por meio da interação com adultos e colegas mais fortes durante a infância, as crianças adquirem habilidades cognitivas mais avançadas, como atenção voluntária, memória de trab...

Formas consensuais de resolução de conflitos

O que é um conflito? No meio jurídico, um conflito é uma situação de discordância ou disputa entre duas ou mais partes que envolve interesses, direitos ou obrigações. Esses conflitos podem surgir em diversas áreas, como contratos, propriedade, família, trabalho, entre outras. Os conflitos jurídicos podem ser classificados em: 1. Conflitos de interesses: Quando as partes têm objetivos ou desejos que se opõem. 2. Conflitos de direitos: Envolvem a alegação de direitos legais que uma parte reivindica em relação à outra. A resolução desses conflitos pode ocorrer através de diversos métodos, como os que serão mencionados adiante, que buscam restaurar a ordem e garantir que os direitos de todas as partes sejam respeitados. Existem formas fáceis de resolver? Sim, existem várias formas simples e eficazes de resolver conflitos fora da esfera judicial. Aqui estão algumas: Negociação Direta, Mediação, Conciliação, Diálogo Aberto, Compromisso, Uso de Técnicas de Comunicação Não Violenta (CNV), Grup...

Compliance e sua aplicação

 PROBLEMATIZAÇÃO: A empresa fictícia "Roupas da Moda Ltda." possui 50 funcionários e recentemente enfrentou diversas condenações trabalhistas por danos morais devido a casos de assédio moral e sexual. Analisando as ações trabalhistas (alegações iniciais, provas produzidas e sentenças), foi identificado que as condutas de assédio não se tratam de atos isolados, revelando, em verdade uma cultura estrutural de assédio. A empresa está determinada a eliminar/reduzir esses passivos e desenvolver uma cultura de respeito e integridade no ambiente de trabalho. PROPOSTA DE ATIVIDADE: Elabore e escreva uma Política de Compliance de Combate ao AssédioMoral e Sexual para a empresa Roupas da Moda Ltda seguindo asdiretrizes abaixo: 1. Introdução: Escreva um breve parágrafo sobre a importância da política de compliance e os objetivos principais. 2. Regras de Conduta: Defina claramente o que é assédio moral e sexual. Inclua pelo menos três exemplos de comportamentos inaceitáveis, para cada mo...