Pular para o conteúdo principal

Análise do filme "Desmundo"


       Pôster de lançamento do filme
       (DESMUNDO. direção de Alain Fresnot. Brasil, 2003. 100 min.)


SINOPSE

"Desmundo" é um filme ambientado no Brasil colonial do século XVI, baseado no livro homônimo de Ana Miranda. A trama gira em torno de órfãos portugueses que foram enviados ao Brasil para se casarem com colonizadores, com o apoio da Igreja e do Estado português. O filme explora as complexidades das relações entre colonos e mulheres órfãs, bem como as tensões sociais da época.


ANÁLISE

O filme "Desmundo" é um filme brasileiro baseado no livro da romancista Ana Miranda. O filme relata o povoamento das terras do Brasil por volta do ano de 1570, e aqui, os europeus se relacionavam com os nativos, e muitas vezes mantendo relações com as mulheres indígenas e gerando filhos, o que acabou incomodando os representantes da igreja. Diante disso, um jesuíta escreve uma carta ao rei de Portugal solicitando o envio de mulheres brancas, cristãs e virgens para se casarem com os Senhores que aqui viviam. Algumas órfãs de um colégio católico são enviadas com essa missão. O filme mostra a história da jovem Oribela, que em primeiro momento é oferecida a um europeu em casamento, mas o rejeita e o ofende. Com isso, então, é obrigada a se casar com o português Francisco Albuquerque. Vivendo com este senhor, ela passa por muitas situações difíceis, pois é um casamento arranjado. Em muitos momentos é obrigada a manter relações sexuais com o marido, e por vezes acaba fugindo. Certo dia conheceu um jovem chamado Ximeno Dias, cristão novo (judeu), comerciante que mantinha relação comercial entre os povos do Brasil e da Europa. Nisso ela pede sua ajuda para fugir a Europa. Passando os dias escondida em sua residência, mantém uma relação amorosa com este senhor. Quando tentam fugir em um navio espanhol, os dois são seguidos por Francisco Albuquerque. E nesta parte do filme, não se tem certeza se Ximeno é morto a tiros por Francisco. Após isso, o tempo avança 9 meses, quando mostra o nascimento do filho de Oribela, e a situação de criar uma criança que pode ser fruto de um estrupo por parte de seu marido Francisco, ou de sua relação amorosa com Ximeno.

Fazendo uma análise, o filme mostra um fragmento de uma carta real escrita por Padre Manuel da Nóbrega solicitando o envio de mulheres brancas ao Brasil. O principal objetivo dos Jesuítas era catequizar os indígenas. A preocupação dos Jesuítas era continuar a geração de descendentes brancos, pois os europeus que aqui estavam, mantinham relações com indígenas e acabavam gerando filhos destes povos, e isso não agradava a Igreja. O objetivo da mulher no filme era apenas se casar e ser uma esposa leal ao marido. A função das mulheres após o casamento era a procriação de crianças brancas para continuar com os costumes de uma sociedade cristã para as próximas gerações. As mulheres deviam obediência a seus maridos, e como mostra no filme, estes poderiam usar de força física para castigos, sem interferência de outros.

Fazendo uma análise a respeito de Ximeno Dias, o cristão novo (Judeu), ele representa um grupo que por muitas vezes foram perseguidos. Nessa situação, no contexto do filme, há a expulsão dos judeus por ordem dos reis católicos de Castela, e após a perseguição que ocorreu em Portugal. Muitos judeus foram obrigados a se tornar católicos, ou eram expulsos de seus países. Tendo isso acontecido, o filme mostra a relação de Ximeno com sua religião, onde pratica sua fé as escondidas.

O filme de forma geral relata como eram as relações entre os diferentes povos do Brasil, que se estabeleceram por conta das grandes navegações, e na busca de riquezas e poder neste novo mundo. Da escravização indígena, ao desprezo e desvalorização da mulher. 






Texto escrito por: Mateus de Souza Cordeiro
Matéria: Brasil II
Professor: Dr. Marcos Meinerz


Comentários

MAIS ACESSADA

Infográfico: Getúlio Salerno

Todas as informações disponibilizadas neste infográfico possuem fonte, como está descrita acima, e fazem parte de um trabalho universitário realizado pelo discente Mateus de Souza Cordeiro da matéria História e Divulgação Científica guiada pelo Prof Dr Marcos Meinerz.

Carlo Acutis: O Santo da Internet que Tocou o Mundo com a Fé e a Tecnologia

      Imagem: Carlo Acutis sobre o Monte Subásio       Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2024-07/domenico-sorrentino-assis-prepara-canonizacao-carlos-acutis.html    Quem foi Carlo Acutis? Carlo Acutis foi um adolescente italiano que viveu uma vida comum, mas com um amor extraordinário por Deus. Nascido em 1991 e falecido em 2006, Carlo ficou conhecido mundialmente como o “padroeiro da internet” e foi beatificado em 2020, tornando-se o primeiro millennial a ser reconhecido oficialmente pela Igreja como um bem-aventurado.    Infância: Um coração voltado para o Céu     Imagem: Carlo Acutis criança;     Disponível em: https://carloacutis.com/pt/association/la-linea-del-tempo-di-carlo Carlo nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, mas cresceu em Milão, na Itália. Desde pequeno, demonstrava uma espiritualidade incomum: gostava de visitar igrejas, rezava o terço diariamente e frequentav...

Burnout: sintomas e ações

 As doenças ocupacionais são uma realidade e estão presentes nas empresas. Um ambiente estressante gera consequências que podem ser irreversíveis na vida de um colaborador, por isso é de suma importância que os líderes e gestores estejam atentos ao bem-estar de seus colaboradores. O estresse ocupacional é uma realidade em muitas empresas, além disso, é uma preocupação no ambiente de trabalho pelo mundo. É considerado como um dos riscos mais sérios ao bem-estar psicossocial do indivíduo. Além de ser um problema que causa transtornos ao profissional, causa também malefícios à empresa, uma vez que, para o desenvolvimento da empresa é preciso ter colaboradores saudáveis, elevando a empresa a níveis competitivos. É importante ressaltar que uma situação pode ser considerada como estressante para uma pessoa e para outra não, isso depende da capacidade de cada uma de lidar com situações pressão, desafios e conflitos. O Burnout, por exemplo, está relacionado à absenteísmo, queda de produtiv...