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Pensamento histórico, fato histórico, escola dos Annales e história pública em Teoria da História I

 

1- Hoje, o pensamento histórico tem na cultura uma variável social e política importante. Como você explica isso?

O pensamento histórico tem uma variável social e política importante, primeiro porque a história ocorre a todo momento e é feita por pessoas de diferentes pensamentos e classes sociais também diferentes. Muitas vezes, a história primária (comprovada) não chega aos demais personagens dela mesma (o povo), e por isso acaba se dando credibilidade a alguns acontecimentos históricos que não ocorreram necessariamente daquela forma. Igualmente na política isto também acontece. Devemos analisar que, mesmo a história, que pode ser pensada, repensada e manipulada por todos, devem-se existir critérios para comprovar se foi ou não daquela forma e se é verdade ou não. A culturalização da história valoriza a variável cultural por processos sociais.


2- Alguns princípios da História Ciência do século XIX ainda são seguidos hoje pelos pesquisadores da História. Cite pelo menos 2 destes princípios que os historiadores atuais ainda seguem.

Os princípios seguidos pelos historiadores atuais, que remetem aos princípios seguidos pela história ciência do século XIX é apresentar a história como ela realmente foi, apresentando a comprovação histórica através de fontes, como: documentos primários e secundários, sempre procurando ser imparcial, e buscam também focar nos personagens importantes que participaram de fatos importantes e consequentemente traz a necessidade de relembrar que as datas também são importantes. Os historiadores se dedicam a estudar aquele personagem e acontecimento específico que marcou aquele momento, porque acreditam ser importantes e para lugares e acontecimentos serem relembrados.


3- O que é um fato histórico?

O fato histórico é aquele acontecimento importante que se tem uma comprovação de que foi daquela forma. Temos historiadores que se dedicam a estudar e analisar as situações para  ter uma comprovação baseada principalmente em documentação para mostrar, sem interferência ideológica como foi ou como aconteceu aquele fato histórico. Podemos citar Ranke em seus estudos onde diz que o historiador deve apresentar e divulgar a história deixando de lado seus pensamentos ideológicos, e apenas mostrar a história como aconteceu, sendo sempre imparcial com o fato histórico.


4- Qual a contribuição de Aristóteles para a definição de História?

Aristóteles vem para deixar claro o papel do poeta e do historiador. O primeiro escreve sobre o que poderia ter sido, e o segundo fala sobre o que aconteceu.


5- Com relação à verdade histórica, como distinguir Heródoto de Tucídides?

Heródoto escreve sem ter método e sem se preocupar com a verdade histórica, como ela realmente ocorreu. Tucídides, por sua vez, faz uma pesquisa meticulosa da verdade. Utiliza métodos para dizer com certeza como a história realmente ocorreu.


6- Qual a relação “públicos da História” e “burocratização da História”?

O processo da burocratização da história trouxe várias mudanças importantes, como, fazer com que os historiadores fossem mais técnicos em suas atividades acadêmicas e profissionais, porém, com essa burocratização levou a um crescente distanciamento dos públicos que em primeiro momento tinham interesse pela história.


7- Cite e Explique 2 princípios importantes para a História Científica no século XIX.

A escola dos Annales era contra a historiografia positivista, e esse era um dos pensamentos da Escola. Pensavam que deveriam dar importância ao presente para poder compreender o passado. A Escola dos Annales dá muita importância a interdisciplinaridades, e que deveria haver uma unidade entre história e as ciências sociais, de forma que as formas de pensar em história, estejam abertas as problemáticas e metodologias das ciências sociais.


8- Cite e Explique 2 princípios da Escola dos Annales.

Para a Escola dos Annales, deveria haver uma unidade entre a história e as ciências sociais, da maneira que existam formas de pensar em história, e que elas estejam abertas a problemáticas e metodologias já existentes. Os principais objetivos dos Annales eram combater o positivismo histórico e uma metodologia para a história que levasse em consideração as fontes de pesquisa.


9- Como a História Metódica considerava a fonte secundária?

A história metódica metódica vem pra dizer que as fontes primárias são todos os documentos originais de algum fato histórico, e que a fonte secundária é importante, pois através das fontes primárias, as fontes secundárias produzem conhecimento. Tudo produz conhecimento. Todas as fontes originais ou manuscritas.


10- Por que 1929 é considerado um marco na história da Escola dos Annales.

Em 1929 ocorreu o surgimento da Escola dos Annales e a criação da revista que difundia o grupo e suas ideias. Que difundida a ideia do pensamento ir além da visão positivista, e que levasse em consideração as fontes históricas e que realizassem um novo tipo de abordagem quanto a história. Em 1929 o positivismo dominava o pensamento da comunidade acadêmica, e por isso, foi um marco histórico. Uma nova forma de fazer e pensar história era a Escola dos Annales.


11- O historiador é um selecionador. Por quê?

É o historiador e suas fontes quem decidem se o que ocorreu é um fato ou não. Se não for por fontes, por suas próprias razões. Como o fato de César ter atravessado determinado rio ter se tornado um fato histórico, mesmo que outras pessoas também o tenham feito, estes foram ignorados pelos historiadores. O professor Talcott Parsons resumiu a ciência como um sistema relativo. O historiador é um selecionador.

 

12- Tente fazer uma definição de História Pública?

A história pública é a atuação dos historiadores e dos métodos utilizados com missão de levar a história acadêmica e da universidade para amplos públicos sem acesso e sem conhecimento a respeito.


13- Tente explicar o que é história pública.

A história pública é aplicada quando profissionais da área de história saem de seu campo de trabalho (escola/universidade) e buscam novas formas de levar a história para amplos públicos que não têm ou não teriam acesso a ela. Primeiro, que quando a história pública surgiu, foi para abrir o mercado de trabalho nos Estados Unidos da América para os formados na área, pois na época estava escasso. Os profissionais da história se moldaram a trabalhar em sua profissão onde não fosse a sala de aula, mas onde poderiam tem campo de atuação. Hoje a história pública vai além e tem o objetivo de levar a história para a comunidade através das redes sociais, jornais, pod cast e etc. Ou seja, levar a história para amplos públicos que não teriam acesso à história nas universidades.


14- Por que a História Pública se liga tanto à expansão das redes sociais?

A história pública está ligada à expansão das redes sociais pelo fato de seu objetivo ser levar e divulgar a história a amplos públicos que não teriam acesso a ela. À medida que a tecnologia avança e inova, o historiador da história pública deve verificar esses avanços e caminhar junto, para que o resultado final seja o esperado que é levar a história a amplos públicos da sociedade que não teriam acesso a ela pela universidade. Levar à comunidade os debates acadêmicos ou não acadêmicos de forma que eles estejam interessados em ouvir.


15- Explique como você entende a grande venda e consumo de livros de História.

A venda de livros de história hoje, principalmente por autores não formados em história, gera muita polêmica no meio docente. Os livros publicados, geralmente de autores formados em jornalismo, relatam algum evento histórico, e estes livros são mais vendidos que livros escritos por formados em história que utilizam de bases científicas, métodos e fontes. Muitos escritores sabem como atrair os leitores, e sabem qual linguagem utilizar, enquanto o autor formado em história utiliza de linguagens formais, técnicas e de difícil compreensão. Sendo historiador ou não, livros de história que tenham fontes confiáveis e com métodos são muito bem vindos a todos que procuram conhecimento. A sociedade sempre vai escolher aquele conteúdo que a linguagem a trai, e muitas vezes o conteúdo bom, na visão docente, que é metódico, tem base e é confiável fica de lado por ter a linguagem acadêmica, por ser técnico e de difícil compreensão.




Compilado de questões de provas realizadas pelo discente Mateus de Souza Cordeiro referente à matéria de Teoria da História I, do 1⁰ ano do curso de licenciatura em história da Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, ministrada pelo Profº Drº Bruno Flávio Lontra Fagundes.


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