Pular para o conteúdo principal

O limiar da hominização a partir do filme 2001: uma odisseia no espaço e dos debates de Lionel Balout










 imagem: cena do filme 2001: uma odisseia no espaço, de 1968.
 Fonte: https://vertentesdocinema.com/wp-content/uploads/2010/03/2001-2.jpg





Com base nas discussões realizadas em sala e no trecho do filme assistido, reflita e responda:


1- Que avanço tecnológico é possível identificar no filme e como isso pode ter interferido no desenvolvimento dos hominídeos e em suas relações com outros seres?

Podemos observar o início rudimentar da utilização de ferramentas. Aquilo que começou como uma espécie de brincadeira de simplesmente bater o osso no chão logo se mostrou útil para outros fins tanto para a caça, facilitando o abate das presas, mas também um fator determinante nas relações de poder entre tribos rivais, já que com a utilização dessa "ferramenta" em disputas se mostrou uma vantagem contra aqueles que não a utilizavam.


2- De acordo com os debates de Lionel Balout, podemos considerar a ação do primata do filme com o "limiar da hominização"? Explique.

A ação do primata não pode ser considerada o limiar da hominização, pois um osso é um utensilio da própria natureza que o primata utilizou como instinto para sua defesa, não necessariamente aplicando técnicas para lascar o osso e realizando seu planejamento para a utilização como uma ferramenta de caça e proteção contra seus adversários. Segundo o autor, para que um utensílio possa ser critério de hominização, não basta o conceito do emprego de um objeto externo aos utensílios naturais e sim na preparação desse instrumento de forma deliberada.


3- Aponte outros critérios que poderiam ser utilizados para definir o processo de hominização.

A hominização é o processo lento e longo da evolução do homem desde seu surgimento até a atualidade, seja seu desenvolvimento na esfera física quanto na esfera intelectual. A hominização é o processo evolutivo que conduziu a partir dos primatas (Australopitecos) ainda desconhecida a forma atual do homem. Cada grupo de primatas evoluiu em determinada direção tendendo a uma especialização maior. No processo de hominização o ser humano em um primeiro momento conseguiu ficar em posição ereta, o que possibilitou a andar e consequentemente a ter um campo de visão maior, os braços ficaram livres para carregar alimentos e desenvolver outras tarefas com mais facilidade além de outras desenvolturas físicas que possibilitaram a evolução do homem. De Australopitecos através do processo de hominização ao longo do tempo a se desenvolver como Homo Sapiens.


4- Como podemos interpretar o arremesso de um pedaço de osso, ao final do trecho assistido, seguido pela imagem de um satélite se movendo no espaço?

Uma possível interpretação dessa cena do filme é que a humanidade sempre utiliza de instrumentos rudimentares e disponíveis no seu cotidiano para sobreviver e prosperar ao longo do tempo. A medido que o homem antigo utiliza um pedaço de osso para caçar, se desenvolver e sobreviver. Podemos considerar que o uso do osso foi o primeiro avanço tecnológico que propiciou novas tecnologias. O homem atual vai se desenvolvendo cada vez mais nas suas técnicas e tecnologias para a garantia de sobrevivência, qualidade de vida e prosperidade da humanidade. 









Trabalho realizado por Adriano Machado, Mateus de Souza Cordeiro e Nelson Henrique Rodrigues da Silva para a matéria de História Antiga, do 1º ano do curso de licenciatura em história da Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, ministrada pelo Profº Drº Lucas Alves da Silva.


Comentários

MAIS ACESSADA

Leonidas Cordeiro, o primeiro professor de Santa Maria do Oeste, no Paraná

Imagem: Professor Leonidas Cordeiro, o primeiro a esquerda, junto de seus alunos. Fonte: Acervo pessoal da Família Cordeiro Nasceu em São José dos Pinhais, a época municipio de Curitiba - Paraná, no dia 06 de fevereiro de 1899. Filho de João Cordeiro e Catharina Cordeiro, ambos naturais do Paraná. Por volta do ano de 1929, mudou-se para a região de Pitanga - Paraná, onde aos 30 anos casou-se com a jovem Rosalina Morais, de apenas 15 anos. O casamento se deu no dia 30 de julho de 1929 no distrito de Pitanga, no Paraná. Pitanga na época respondia à comarca de Guarapuava. Rosalina era filha de Antonio Morais da Silva e de virgilia Maria de Morais, sendo esta, filha de Ignácio Martins, e irmã de Virgilio Martins de Morais, ambos pioneiros da cidade de Santa Maria do Oeste - Paraná. Do matrimônio de Leonidas e Rosalina nasceram os filhos: Lourdes, Diomar, João Maria, Ledi Terezinha, Antônio, Leonidas Filho, Nelson e Vilson.   Imagem original da certidão de casamento do Sr. Leônida...

Carlo Acutis: O Santo da Internet que Tocou o Mundo com a Fé e a Tecnologia

      Imagem: Carlo Acutis sobre o Monte Subásio       Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2024-07/domenico-sorrentino-assis-prepara-canonizacao-carlos-acutis.html    Quem foi Carlo Acutis? Carlo Acutis foi um adolescente italiano que viveu uma vida comum, mas com um amor extraordinário por Deus. Nascido em 1991 e falecido em 2006, Carlo ficou conhecido mundialmente como o “padroeiro da internet” e foi beatificado em 2020, tornando-se o primeiro millennial a ser reconhecido oficialmente pela Igreja como um bem-aventurado.    Infância: Um coração voltado para o Céu     Imagem: Carlo Acutis criança;     Disponível em: https://carloacutis.com/pt/association/la-linea-del-tempo-di-carlo Carlo nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, mas cresceu em Milão, na Itália. Desde pequeno, demonstrava uma espiritualidade incomum: gostava de visitar igrejas, rezava o terço diariamente e frequentav...

Pensamento histórico, fato histórico, escola dos Annales e história pública em Teoria da História I

  1- Hoje, o pensamento histórico tem na cultura uma variável social e política importante. Como você explica isso? O pensamento histórico tem uma variável social e política importante, primeiro porque a história ocorre a todo momento e é feita por pessoas de diferentes pensamentos e classes sociais também diferentes. Muitas vezes, a história primária (comprovada) não chega aos demais personagens dela mesma (o povo), e por isso acaba se dando credibilidade a alguns acontecimentos históricos que não ocorreram necessariamente daquela forma. Igualmente na política isto também acontece. Devemos analisar que, mesmo a história, que pode ser pensada, repensada e manipulada por todos, devem-se existir critérios para comprovar se foi ou não daquela forma e se é verdade ou não. A culturalização da história valoriza a variável cultural por processos sociais. 2- Alguns princípios da História Ciência do século XIX ainda são seguidos hoje pelos pesquisadores da História. Cite pelo menos 2 destes...