Pular para o conteúdo principal

Carlo Acutis: O Santo da Internet que Tocou o Mundo com a Fé e a Tecnologia

      Imagem: Carlo Acutis sobre o Monte Subásio
      Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2024-07/domenico-sorrentino-assis-prepara-canonizacao-carlos-acutis.html



   Quem foi Carlo Acutis?

Carlo Acutis foi um adolescente italiano que viveu uma vida comum, mas com um amor extraordinário por Deus. Nascido em 1991 e falecido em 2006, Carlo ficou conhecido mundialmente como o “padroeiro da internet” e foi beatificado em 2020, tornando-se o primeiro millennial a ser reconhecido oficialmente pela Igreja como um bem-aventurado.


   Infância: Um coração voltado para o Céu


    Imagem: Carlo Acutis criança;
    Disponível em: https://carloacutis.com/pt/association/la-linea-del-tempo-di-carlo


Carlo nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, mas cresceu em Milão, na Itália. Desde pequeno, demonstrava uma espiritualidade incomum: gostava de visitar igrejas, rezava o terço diariamente e frequentava missas mesmo quando ninguém o levava.

                                  Imagem: Carlo Acutis em sua primeira comunhão;
                                  Disponível em: https://carloacutis.com/pt/association/la-linea-del-tempo-di-carlo

Com apenas 7 anos, fez sua Primeira Comunhão e, a partir de então, passou a comungar todos os dias. Chamava a Eucaristia de “a minha estrada para o céu”.


   Fé e tecnologia: Uma combinação poderosa

    Imagem: Carlo Acutis adolescente;
    Disponível em: https://carloacutis.com/pt/association/la-linea-del-tempo-di-carlo

Apesar de sua vida intensa com Deus, Carlo era um jovem como qualquer outro. Amava videogames, gostava de esportes, tinha amigos e senso de humor. Mas o que o tornava especial era como ele usava seu talento com a informática para evangelizar.

Aos 14 anos, criou um site que catalogava milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja. Seu objetivo era despertar nas pessoas a fé no poder da Eucaristia. Ele dizia:

“A tristeza é olhar para si mesmo. A felicidade é olhar para Deus.”


   Sofrimento oferecido com amor

    Imagem: Carlo Acutis;
    Disponível em: https://carloacutis.com/pt/association/la-linea-del-tempo-di-carlo

Aos 15 anos, Carlo foi diagnosticado com leucemia fulminante. Durante os poucos dias em que ficou internado, nunca reclamou. Pelo contrário: ofereceu todos os seus sofrimentos pelo Papa e pela Igreja.

Faleceu no dia 12 de outubro de 2006 com uma paz impressionante. Suas últimas palavras foram:

“Estou feliz por morrer, porque vivi minha vida sem desperdiçar nem um minuto em coisas que não agradam a Deus.”


   Beatificação: Um jovem no altar

    Imagem: Corpo de Carlo Acutis exposto no Santuário di Despojamento, localizado na igreja de Santa Maria Maggiore, em Assis, Itália;
    Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2022-06/assis-beato-carlos-acutis-corpo-permanente-exposto.html

O processo de beatificação de Carlo começou em 2013. Em 2020, o Papa Francisco reconheceu oficialmente um milagre atribuído à sua intercessão: a cura inexplicável de um menino brasileiro em Campo Grande, MS.

No dia 10 de outubro de 2020, Carlo foi beatificado em Assis, cidade de São Francisco, onde seu corpo é venerado por milhares de fiéis.


   Um santo para os nossos tempos

    Imagem: Carlo Acutis;
    Disponível em: https://carloacutis.com/pt/association/le-frasi-di-carlo-acutis#prettyPhoto

Carlo Acutis é prova de que a santidade não é coisa do passado. Ele mostrou que é possível viver com alegria, pureza e fé verdadeira mesmo em um mundo digital, cheio de distrações e superficialidades.

“Todos nascem como originais, mas muitos morrem como cópias.” – Carlo Acutis


   Quer se inspirar mais?

  • Visite o site oficial do Carlo Acutis: www.carloacutis.com

  • Conheça a história de Carlo Acutis através do Padre que morou um ano com a família

  • Reze a oração para pedir sua intercessão

  • Compartilhe este artigo e inspire outros com o exemplo de santidade moderna!



Gostou do conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe com alguém que precisa conhecer essa história!




   FONTE:

https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2025/04/20/quem-e-carlo-acutis-o-primeiro-santo-da-geracao-millennial.ghtml. Acesso em: 08 jul. 2025

https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2019-08/veneravel-carlo-acutis.html#:~:text=O%20g%C3%AAnio,de%20evangeliza%C3%A7%C3%A3o%20e%20promo%C3%A7%C3%A3o%20humana%22. Acesso em: 09 jul. 2025.

https://bibliotecacatolica.com.br/blog/destaque/carlo-acutis/?utm_source=googleads&utm_medium=paid-traffic&utm_campaign=branding&utm_content=638921191139&utm_term=145765466764&gad_source=1&gad_campaignid=19119288439&gbraid=0AAAAADDeeUEgvCM1Kf7arX0fSDkTzdmT3&gclid=CjwKCAjwyb3DBhBlEiwAqZLe5NDzHWsFiSP6Fl5Uo-WjrkDHVSYa0wSn-yZKNcPJBYn53TQHSzAxsxoCtyoQAvD_BwE. Acesso em: 10 jul. 2025



Comentários

MAIS ACESSADA

Infográfico: Getúlio Salerno

Todas as informações disponibilizadas neste infográfico possuem fonte, como está descrita acima, e fazem parte de um trabalho universitário realizado pelo discente Mateus de Souza Cordeiro da matéria História e Divulgação Científica guiada pelo Prof Dr Marcos Meinerz.

Leonidas Cordeiro, o primeiro professor de Santa Maria do Oeste, no Paraná

Imagem: Professor Leonidas Cordeiro, o primeiro a esquerda, junto de seus alunos. Fonte: Acervo pessoal da Família Cordeiro Nasceu em São José dos Pinhais, a época municipio de Curitiba - Paraná, no dia 06 de fevereiro de 1899. Filho de João Cordeiro e Catharina Cordeiro, ambos naturais do Paraná. Por volta do ano de 1929, mudou-se para a região de Pitanga - Paraná, onde aos 30 anos casou-se com a jovem Rosalina Morais, de apenas 15 anos. Rosalina era filha de Antonio Morais da Silva e de virgilia Maria de Morais, sendo esta, filha de Ignácio Martins, e irmã de Virgilio Martins de Morais, ambos pioneiros da cidade de Santa Maria do Oeste - Paraná. Do matrimônio de Leonidas e Rosalina nasceram os filhos: Lourdes, Diomar, João Maria, Ledi Terezinha, Antônio, Leonidas Filho, Nelson e Vilson.    Em 1937, em Santa Maria do Oeste (na época assim como Pitanga, eram subordinadas e dependiam de Guarapuava para obter recursos) já haviam inúmeras crianças que dependia de escola par...