Pular para o conteúdo principal

História Antiga: Egípcios

   
    Imagem: foto do acervo pessoal de Mateus de Souza Cordeiro. 

    Imagem capturada no Museu Egípcio da AMORC, em Curitiba, no Paraná.




Os egípcios pensavam o mundo conforme o seu modo de viver: estavam cercados por desertos, tinham o apoio de um forte rio, o Nilo, que não recebia água da chuva e nem de afluentes. As cheias eram resultado das chuvas na África tropical. Para os Egípcios, isso era um evento misterioso, uma providência divina. Os Egípcios interpretavam o mundo como manifestações ocorridas por conta de forças superiores. Acima de todas as divindades estava o deus Sol, e também, o próprio Faraó era visto como uma divindade na terra.

 O mito era uma forma de explicação para processos naturais que estavam sem respostas no pensamento Egípcio, tais como a criação do mundo, a criação da raça humana, e também sobre a própria morte e o que acontecia após ela. O mitos, além de tentar explicar ou justificar algum acontecimento, passavam valores éticos que deveriam ser seguidos e também ensinados as próximas gerações.

 No Egito antigo haviam três modos de cultos: o oficial, o popular e o funerário. O culto oficial era realizado pelo Faraó e pelos sacerdotes em homenagem e devoção aos deuses do Egito. O culto popular é o mais difícil de ser identificado, já que esse segmento não deixou artefatos que perdurassem com o da realeza ou o da nobreza egípcia. Esse culto era realizado no lar e em capelas nas cidades, e pequenas regiões. As práticas funerárias tinham a função de preparar a pessoa para a outra vida (pós-morte). Quanto mais abastado fosse o egípcio, mais complexo era seu funeral. De um modo geral o ato funerário envolvia o processo de mumificação, o preparo da tumba, o enxoval funerário e ritos como o da abertura de boca.

 As práticas religiosas e mágicas também serviram a monarquia divina dos Faraós, onde se utilizavam desta práticas para atrair a atenção do povo para ter um certo controle social, e para servir de propaganda para o governo.



Trabalho realizado por Mateus de Souza Cordeiro para a matéria de História Antiga, do 1º ano do curso de licenciatura em história da Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, ministrada pelo Prof° Dr° Lucas Alves da Silva. 

Comentários

MAIS ACESSADA

Vigotsky e as funções psicológicas rudimentares

  Para Vigotsky (1896-1934), o ser humano nasce com funções psicológicas rudimentares (básicas), que estão definidas biologicamente. Elas são típicas dos dois primeiros anos de vida, etapa em que age de modo instintivo e vão sendo superadas a partir do momento em que a criança domina a fala.   RIBEIRO, E. W. et al. Produção de Conhecimento Científico, Tecnológico e Disruptivo. Maringá: UniCesumar, 2023. (p.17) Tendo em vista a passagem de texto apresentada e considerando os estudos de Vigotsky, leia o seu material e responda: como se dá o desenvolvimento das funções psicológicas superiores no ser humano e qual é a importância da interação social nesse processo? Vigotsky afirma que a interação social e a internalização de ferramentas culturais levam ao desenvolvimento de funções psicológicas superiores. Por meio da interação com adultos e colegas mais fortes durante a infância, as crianças adquirem habilidades cognitivas mais avançadas, como atenção voluntária, memória de trab...

Formas consensuais de resolução de conflitos

O que é um conflito? No meio jurídico, um conflito é uma situação de discordância ou disputa entre duas ou mais partes que envolve interesses, direitos ou obrigações. Esses conflitos podem surgir em diversas áreas, como contratos, propriedade, família, trabalho, entre outras. Os conflitos jurídicos podem ser classificados em: 1. Conflitos de interesses: Quando as partes têm objetivos ou desejos que se opõem. 2. Conflitos de direitos: Envolvem a alegação de direitos legais que uma parte reivindica em relação à outra. A resolução desses conflitos pode ocorrer através de diversos métodos, como os que serão mencionados adiante, que buscam restaurar a ordem e garantir que os direitos de todas as partes sejam respeitados. Existem formas fáceis de resolver? Sim, existem várias formas simples e eficazes de resolver conflitos fora da esfera judicial. Aqui estão algumas: Negociação Direta, Mediação, Conciliação, Diálogo Aberto, Compromisso, Uso de Técnicas de Comunicação Não Violenta (CNV), Grup...

Compliance e sua aplicação

 PROBLEMATIZAÇÃO: A empresa fictícia "Roupas da Moda Ltda." possui 50 funcionários e recentemente enfrentou diversas condenações trabalhistas por danos morais devido a casos de assédio moral e sexual. Analisando as ações trabalhistas (alegações iniciais, provas produzidas e sentenças), foi identificado que as condutas de assédio não se tratam de atos isolados, revelando, em verdade uma cultura estrutural de assédio. A empresa está determinada a eliminar/reduzir esses passivos e desenvolver uma cultura de respeito e integridade no ambiente de trabalho. PROPOSTA DE ATIVIDADE: Elabore e escreva uma Política de Compliance de Combate ao AssédioMoral e Sexual para a empresa Roupas da Moda Ltda seguindo asdiretrizes abaixo: 1. Introdução: Escreva um breve parágrafo sobre a importância da política de compliance e os objetivos principais. 2. Regras de Conduta: Defina claramente o que é assédio moral e sexual. Inclua pelo menos três exemplos de comportamentos inaceitáveis, para cada mo...